23/11/2008

Como tirar manchas dos bancos do seu carro

Tire dúvidas sobre manchas no banco do carro.

Misturas simples ajudam a retirar desde tinta de caneta até chocolate.

Especialista sugere o que fazer ou evitar em momentos de apuros.

É preciso agir rápido para que a mancha não se espalhe no tecido.

Manter o interior do carro em ordem não requer muito esforço e tão pouco exige tempo em abundância. Está certo que muitas pessoas fazem do carro uma extensão do escritório, da academia, da padaria, enfim, carregam um monte de coisas e, para botar isso em ordem, já é necessário um planejamento prévio. Bom, cada um ajeita ao seu modo, mas vira e mexe acontece alguma zebra e o seu carro pode ficar com manchas desagradáveis no banco ou no carpete.

Pode acontecer, não é difícil. Algum líquido é derramado no banco ou carpete e logo ressalta aquela enorme mancha. Para isso é preciso agir rápido a fim de evitar que a mancha se espalhe ou fique impregnada no tecido. De início, procure retirar o máximo de resíduos que puder. Um papel absorvente, como por exemplo, um lenço de papel, vai ajudar bastante. Mas não pode parar por aí. É preciso, com mais calma, um cuidado extra para que tudo volte a ser como antes. Contudo, alguns danos requerem mais atenção.

Se acontecer de uma caneta insistir em ter vida própria e traçar um belo risco no banco, não se desespere. Para tudo, ou quase tudo, existe uma solução. Nesse caso pegue um pano, umedeça com vinagre branco e pressione a região afetada. Não esfregue, apenas pressione. Na falta do vinagre pode ser álcool ou acetona. O passo seguinte e lavar a área com água e sabão neutro. Pronto, banco novo de novo. Mas não foi o caso anterior e sim aquele lanchinho rápido que espatifou no chão. Ou não, foi no banco mesmo. Para se livrar das manchas de gordura uma antiga receita dá jeito. Aplique talco sobre a área afetada; deixe agir por algum tempo e, logo depois, limpe com água quente e sabão neutro.

Se você é aquela formiga e não dispensa um chocolate, tem uma boa dica para limpar uma sujeira dessas. O melhor é procurar endurecer o chocolate impregnado no banco. Para isso, utilize uma pedra de gelo, em seguida com um pano embebido de vinagre (poder ser qualquer um branco, rosa, vermelho) esfregue a região. Se não tiver um pano pode ser algodão. Para dar o arremate é só limpar com água e sabão. É muito comum se levar uma fruta para os intervalos entre uma refeição e outra e se por acaso acontecer de uma fruta manchar o banco, saiba que esse tipo de mancha não agüenta uma solução caseira, formada por uma mistura em partes iguais de água comum e água oxigenada. É tiro e queda. Em novas famílias, os pais ainda estão se adaptando a trocar fralda, dar a mamadeira, etc. Eis que um respingo de leite no banco ou no carpete vai ser uma situação corriqueira, por isso não se amedronte. Dá para eliminar essas manchas com uma mistura de vinagre branco e álcool. O importante é que essa mistura seja em partes iguais. Depois basta passar água e sabão neutro. No caso de transportar animais e ficar uma sujeira ali ou acolá, água e sabão neutro resolvem, porém nesse caso especifico é preciso ser ligeiro, pois o maior problema vai ser o mau cheiro impregnado no carro. No caso dos jovens acontece muito de um descuido colar um chiclete no banco. A regra é parecida com o que acontece com chocolate, primeiro é preciso endurecer o resíduo com gelo antes de fazer a limpeza. No caso do chiclete é necessário utilizar uma espátula para raspar, mas lembre-se, com cuidado! Se não tiver cuidado nesse momento o banco pode rasgar, ou na melhor das hipóteses, apenas desfiar o tecido. Se você achou essa dica um tanto arriscada, tente usar água quente e sabão que também vai dar jeito. Estamos falando de situações que podem acontecer com qualquer um. Se no seu caso o carro contar com bancos de couro, o procedimento mais adequado é utilizar apenas água e sabão neutro. Se for uma sujeira mais da grossa, utilize um pouco de água quente. O mais importante de tudo é que não se deve encharcar o banco. Se acontecer de fazer uma limpeza mais severa, vai ser preciso secar bem, caso contrário poderá surgir mofo e fungos. Mas não se esqueça de ter cuidado para evitar que uma dessas condições aconteça mesmo.

2 comentários:

Ryan disse...

bora trocar links?!

www.vwnoisy.blogspot.com

Ryan disse...

to te linkando aqui!
Vlw